terça-feira, 30 de agosto de 2011

Missão: fazer a diferença no mundo

Silvia Vanda e a equipe na sede da empresa, e São Paulo.

Silvia Prado, 39 anos, é consultora de e-commerce. Vanda Ferreira, 49, é microbiologista. Mas nem uma profissão nem outra as motivam tanto quanto o objetivo de fazer a diferença no mundo.

Essa história de "fazer a diferença" da qual elas não se cansam de falar começou na época da faculdade de Silvia. Um texto de autor desconhecido que corre a internet, intitulado "A bronca mais dura que levei", foi apresentado em sala de aula por um professor. A partir daí, Silvia não teve mais dúvida: queria fazer parte dos 5% da sociedade que, segundo o texto, consegue fazer a diferença no mundo.

Um dia, no salão de cabelereiro, Silvia conheceu Vanda e a contagiou com sua vontade de criar um projeto que a levasse a alcançar o objetivo dos 5%. Vanda topou e elas se tornaram sócias no "Eu faço a diferença no mundo", proposta que começou com a venda de camisetas feitas a partir de garrafas pet.

Hoje elas conduzem uma confecção na Vila Alpina, zona leste de São Paulo. Recebem o fio produzido a partir da reciclagem de garrafas plásticas e o enviam para a tecelagem. Com a malha pronta em mãos, fazem o corte e encaminham as peças para um grupo de costureiras de uma comunidade carente. No retorno à fábrica, que emprega quatro pessoas, estampam, etiquetam e embalam.

Vendem as camisetas pela internet e em feiras pelo Brasil a fora. Querem bastante divulgação da ideia que tiveram e dos benefícios inerentes a ela. "Você não veste apenas uma camiseta, você veste um conceito. Está tirando duas garrafas do meio ambiente", justifica Vanda.

A partir da propagação desse trabalho, elas esperam conseguir parceiros para dar o start em dois outros trabalhos, a partir de agora, sem fins lucrativos. Um deles é um abrigo para moradores de rua e seus animais de estimação. "Os abrigos em São Paulo não aceitam os cães dos moradores de rua e muitos não vão para esses lugares para não abandonarem os animais", afirma Silvia. A outra proposta é criar um portal de educação à distância para pessoas que não podem pagar um curso de idiomas, design ou artesanato, isso só para citar alguns.

São projetos sociais no aguardo de material humano que encampe a ideia, considerada por elas um sonho possível. "Se você tem um sonho, tem que correr atrás, e o nosso é fazer a diferença no mundo", afirma Silvia.


"Eu faço a diferença no mundo"
Como colaborar com o projeto: comprando camisetas, divulgando a ideia e tornando-se parceiro voluntário na criação e funcionamento do abrigo e do portal de educação à distância. Este, por exemplo, vai precisar de professores que possam doar algumas horas de sua força de trabalho.
Mais informações em: Camiseta Feita de Pet

Telefone de contato: (11) 2084-2680




Foto e vídeo: Luciana Quierati

2 comentários:

  1. Você deveria deixar a enquete por mais tempo. Não precisa mudar toda hora.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Anônimo! Vou aumentar o tempo de permanência da enquete. Suas sugestões são sempre bem-vindas! Lu Quierati

    ResponderExcluir