quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vó Maria e as rendeiras de Ponta Negra

Chegando ao Rio Grande do Norte, o Terra das Boas Ideias encontrou na Vila de Ponta Negra, em Natal, um grupo formado por senhoras muito simpáticas e jovens donas de casa, que teciam renda no terreiro de uma casa, sede de um projeto que visa estimular a aprendizagem e a comercialização do artesanato. E na liderança desse grupo, dona Maria de Lourdes de Lima, que mesmo muito tempo antes de alcançar os 70 anos que tem hoje já era chamada de Vó Maria.

Grupo, tendo Vó Maria ao fundo, passa tarde fazendo renda em Ponta Negra. 

As mais jovens estavam ali para aprender a renda de bilros com ela. Outras, já experientes na arte, só faziam rechear o grupo e a conversa, entre um entrelaçar e outro. "Vem gente de todo quanto é lado aprender", diz uma das veteranas.

Vó Maria aprendeu a rendar aos 7 anos, por incentivo da mãe, e tentou transmitir o ensinamento para os filhos. Mas a trabalhosa renda é hoje pouco valorizada e ninguém quis saber de levar a tradição adiante. "Se for viver disso, morre de fome", garante a rendeira. Somente os que querem fazer peças para uso próprio ou desejam ver correr o tempo é que se dispõem a aprender, como é o caso de parte das alunas da Vó.

Vó Maria ensina uma de suas alunas.

Ela, porém, não para de rendar. "Já aprendi a fazer muita coisa na vida, mas não interessa. O que interessa é mesmo a minha almofada, a minha renda, pra lá e pra cá, pra lá e pra cá", diz dona Maria, cantarolando ao ritmo do movimento das mãos que manuseiam os bilros, ao tecer uma renda cor-de-rosa.

A renda de bilros é chamada assim porque utiliza pequenas peças de madeira torneada que recebem o nome de bilros. Nelas são enroladas as linhas que vão formar os desenhos sobre uma almofada dura em formato de cilindro chamada rebolo.

A renda em produção, os bilros e almofada cilíndrica.

Em Ponta Negra, além das componentes desse grupo, outras poucas rendeiras perpetuam a arte. Elas também são encontradas em outras partes do nordeste, porém sempre em pequena quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário