quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Todos podem ser beatos do coletivo

Fachada da sede do sítio que abriga a ONG Beatos, em Crato-CE.
Em expedição pelo nordeste, que começou em 3 de janeiro para acompanhar a Trupe Artemanha de Investigação Urbana, esta blogueira ficou acomodada durante cinco dias no sítio da recém-criada ONG Beatos, no município de Crato-CE. A instituição dá seus primeiros passos no intuito de fomentar a cultura, preservando a tradição do local. Dane de Jade, uma estudiosa da cultura cearense e consultora do Sesc, é a fundadora da ONG, sediada no sítio que foram de seus avós paternos. Ela se baseia no extinto movimento Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, no qual padre Cícero esteve envolvido, para alicerçar a ONG.

O Caldeirão foi um movimento liderado pelo beato paraibano José Lourenço, no qual romeiros e imigrantes trabalhavam todos em favor da própria comunidade, que chegou a congregar mais de mil pessoas. Era mantida sob a proteção de padre Cícero e, com o falecimento deste em 1934, acabou sendo invadida e destruída por autoridades da época. Padre Cícero tinha muitos seguidores, mas muitos desafetos também.

O sítio fica em um vale, tendo bastante área verde ao seu redor.
A comunidade se foi, mas o modelo ficou, e Dane quer pautar seu trabalho nele. Alguns encontros foram realizados e os moradores de Crato convidados. Uma primeira estadia de visitantes já ocorreu (justamente acolhendo a Trupe Artemanha). O sítio fica cada dia mais estruturado, com o trabalho do gerente Fernando Silva, um artista que veio do Piauí para conduzir as obras iniciais da ONG. E assim a instituição, nos moldes de um centro cultural, vai ganhando corpo.

Dani está em busca de apoio. Mas ao contrário do dinheiro, a vontade não lhe falta, assim como não faltava aos inúmeros beatos de sua terra. E pensando assim, na ideia de que todos podem ser beatos ou pessoas de boa vontade em favor do coletivo, que sua ONG leva esse nome.

A casa, que foi dos avós da fundadora, mantém seu desenho original.
No vídeo, Dane de Jande e o gerente Fernando contam um pouco mais sobre a Beatos.



Distância entre Crato e Juazeiro do Norte: 13,5 km
Localização da ONG Beatos: Rua Cícero de Souza, 182, Crato-CE, (88) 8824 4513

Reprodução Google Maps.

Fotos e vídeo: Luciana Quierati

Nenhum comentário:

Postar um comentário