segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Maneiro-Pau dançada em Vila Padre Cícero

Mestre Cirilo canta e toca seu instrumento durante apresentação do Maneiro-Pau.

O Terra das Boas Ideias deixou o Ceará ontem e agora, exatamente às 17h no horário local, passa por dentro de Campina Grande, na Paraíba. Mas, apesar de a expedição seguir por outros Estados - o destino final é o Rio Grande do Norte -, ainda há muita história para contar sobre a terra de Padre Cícero.

No Dia de Santo Reis, 6 de janeiro, o Sesc do município de Crato, onde nasceu o homem que atraiu uma legião de seguidores, bem como desafetos, promoveu um encontro de reisados. E entre os grupos que se apresentaram esteve o do mestre Cirilo, que mora na Vila Padre Cícero.

A dança do grupo, chamada Maneiro-Pau, é oriunda do cangaço e executada apenas por homens. Eles dançam em roda e portam cacetes, que marcam o ritmo. No vídeo, dá para ter uma ideia do que se trata.

Ao centro da roda, está o mestre Cirilo. E ao final da apresentação, o contagiante seu Cícero, um homem da comunidade que recebeu com toda gentileza a Trupe Artemanha - a qual o TBI está aompanhando nesta expedição -, se achega com toda simplicidade para pedir a opinião dos presentes.



Fotos e vídeo: Luciana Quierati

Nenhum comentário:

Postar um comentário