sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Seu Zé dos abaixo-assinados

Acabo de escrever mais um texto para o Suplemento de Natal da Gazeta de Bebedouro e gostaria de compartilhar aqui um pouquinho dessa história, que vai para as bancas na minha cidade em 24 de dezembro.

É a história do seu José Antônio Cardoso, de 78 anos. Aposentado por invalidez desde os 54 anos, depois de um acidente de trânsito que lesionou sua coluna, o mineiro de nascença e bebedourense de coração vive tentando arrumar soluções para seu bairro, o Jardim das Laranjeiras.

Dez anos atrás, encabeçou um abaixo-assinado pedindo a reabertura do posto de saúde, que fica a um quarteirão de sua casa. Conseguiu 1,5 mil assinaturas, e a unidade voltou a funcionar.

Dois anos atrás, durante duas semanas, repetiu o feito de bater de porta em porta, agora com a saúde e a disposição um pouco comprometidas pela idade. E desta vez, a demanda era o recapeamento das ruas do bairro. Ele mora no Laranjeiras há 22 anos e diz nunca ter visto obras permanentes no asfalto, apenas aquelas operações tapa buraco que são desfeitas a cada chuva mais forte.

"Saía logo cedo e de tanto pegar sol na cabeça vim a ter labirintite", conta o morador, que precisou passar pelo médico em meio às visitas que fazia para coletar assinaturas. Conseguiu 470 e as entregou a um vereador, que diz ter repassado ao prefeito. Só que ao contrário da primeira vez, esta obra ainda não foi realizada, para desânimo do aposentado.

"Às vezes, é uma coisa que não está no alcance do prefeito. Nós entendemos. Mas o caso é que já faz 22 anos, né?", observa seu Zé, que aparece na foto mostrando um dos buracos em frente sua casa que havia acabado de ser tapado com brita, no final de novembro. Medida meramente paliativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário